quarta-feira, 24 de julho de 2013

Guru Purnima - O Dia do Mestre




O Guru Purnima, o Dia do Mestre, cai no dia de lua cheia do mês de julho. Esse é o dia do nascimento do grande sábio Maharshi Vyasa, autor do Mahabharata (que inclui a Bhagavad Gita), do Bhagavatan, dos Brahmasutras, dos dezoito Puranas e editor dos Vedas. 

No dia de lua cheia, há luz de dia e de noite, simbolizando o conhecimento ou a iluminação. Assim como a luz dissipa as trevas, da mesma forma, a ignorância desaparece com o conhecimento. O autoconhecimento é a luz que nos liberta do sofrimento de andar às cegas e da infelicidade da vida.


Por muitas centenas de anos, na Índia, o povo tem celebrado o Guru Purnima. Este é um dia dedicado ao guru-preceptor, que dedicou a sua vida à evolução espiritual dos seus filhos discípulos. Neste dia, os discípulos vão até o guru-preceptor e exprimem a sua gratidão com amor e devoção por ele lhes ter concedido a graça do mestre e os seus ensinamentos.

O guru-preceptor é considerado mãe e pai ao mesmo tempo, porque o guru é o instrumento para o renascimento espiritual (dvija) da pessoa. A iniciação é o renascimento e a orientação e as instruções práticas do guru são os alimentos divinos para a nossa vida espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário