domingo, 18 de março de 2012

Sri Swami Yukteswar Giri: "Encarnação de Sabedoria"


No dia 09 de março comemora-se o aniversário da passagem de Swami Sri Yukteswar Giri, o Jnanavatar da Índia (“Encarnação da Sabedoria”) e guru de Paramahansa Yogananda.

Nascido em 1855, Swami Sri Yukteswar é hoje venerado por milhares ao redor do mundo que vieram a conhecer seus ensinamentos. Sua vida expressou o auto-domínio (self-mastery) e a divina realização que tem sido o mais elevado objetivo dos buscadores da verdade através dos tempos.

A vida deste grande mestre é admiravelmente descrita por Paramahansa Yogananda em sua Autobiografia de um Iogue. Paramahansaji escreveu sobre seu guru:

“Cada uma de suas palavras era cinzelada pela sabedoria. Sublime auto-confiança assinalava seu estilo expressivo, que era único. Sempre falou como ninguém, segundo minha experiência, jamais o fez. A essência da verdade, que o impregnava todo, a ponto mesmo de assumir função fisiológica, brotava dele como exsudação perfumada de sua alma. Eu tinha invariavelmente consciência de me achar em presença de uma manifestação palpitante de Deus. O peso de sua divindade fazia-me automaticamente inclinar a cabeça diante dele. . . .

“Sri Yukteswar era reservado e objetivo em seu comportamento. Nada havia nele de vago ou louco visionário. Seus pés assentavam firmes no chão, sua cabeça no porto dos céus. . . . Uma serenidade qual um bálsamo descia sobre mim à simples visão de meu guru. Cada um de meus dias com ele constituía nova experiência de alegria, paz e sabedoria."

Sri Yukteswar foi o autor do livro “A Ciência Sagrada” no qual ele demonstrou a unidade essencial dos ensinamentos das grandes religiões – especialmente o Hinduísmo e o Cristianismo. 

Um santo com um ponto de vista universal da verdade, ele reconheceu que uma síntese da herança espiritual do Oriente com a ciência e a tecnologia do Ocidente seria muito útil para aliviar o sofrimento material, psicológico e espiritual do mundo moderno.

Ele tinha profunda convicção que grandes avanços poderiam ser feitos – tanto individual quanto internacionalmente – por uma troca das melhores características de cada cultura. Com esta finalidade, e atendendo ao mandato de seu paramguru Mahavatar Babaji, ele enviou seu principal discípulo e sucessor espiritual, Paramahansa Yogananda, para a América em 1920 para disseminar mundialmente a antiga ciência da Índia de Kriya Yoga de comunhão com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário